terça-feira, 14 de junho de 2011

Curando um Coração Ferido – Há esperança?

Curando um Coração Ferido – Há esperança?
Há esperança para curar um coração ferido? Alguém ou algo acabou de quebrar o seu coração. Você foi pego de surpresa pela separação, um comportamento chocante ou pela perda de um ente querido. De repente você começa a se sentir como se tivesse perdido todas as esperanças.... você sente até uma dor física no seu peito que o deixa machucado e com uma cicatriz. Como você pode esperar jamais se recuperar ou descobrir quais passos vão ajudar acabar com o seu sofrimento?

Todos nós sabemos que emoções são uma parte muito importante de como Deus nos criou. Mesmo assim, não podemos entender por completo por que demora tanto a recuperação de ferimentos emocionais. Nunca removeríamos de forma prematura o gesso ou suturas até que o osso quebrado ou pele fosse completamente restaurado. Precisamos entender que cura emocional exige tempo. O livro de Salmos oferece grande conforto quando passando por emoções prolongadas como tristeza, medo e dor. "Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas" (Salmo 147:3).

São algumas circunstâncias impossíveis de ser curadas? O que achar dessas situações:

  • No início, o casamento de Dawn e Leo aparentava ser tão seguro. Então o álcool e as cantadas que Leo dava em sua cunhada, Lori, acabaram resultando em um triste divórcio.
  • Louise chorava descontroladamente quando sua filha narrou sua moléstia quando criança.
  • Depois do segundo aborto instantâneo de Dave e Yvonne, eles acabaram todos os relacionamentos que os lembravam dos dois filhos que perderam.
Curando um Coração Ferido – É importante confiar
Nossa tendência humana é evitar situações dolorosas, ou até mesmo enterrá-las. Podemos voltar a confiar naqueles que nos machucaram tão profundamente? Há certos passos para curar um coração ferido.
  • Liberação - "… perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém…"(Marcos 11:25). Lori escolheu deixar para trás suas mágoas. Anos depois, seu sobrinho (filho de Dawn e Leo) se casou. Lori relembra: "Minha experiência ruim tinha criado uma barreira entre as duas famílias. Milagrosamente, quando perdoei Leo, o casamento reaproximou todo mundo e relacionamentos saudáveis foram criados.
  • Focalize novamente - "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera..." (Efésios 3:20). Inicialmente, Louise tinha se culpado por não ter sido mais protetora. Ela tentou esconder seu coração ferido de todo mundo. Ela compartilha: "Minha pesperctiva foi nublada por culpa e vergonha. À medida que nossa filha e eu discutíamos o incidente, pudemos ajudar outras vítimas e ver resultados positivos em suas vidas."
  • Receba - "[Deus é o]Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus" (2 Coríntios 1:4). Ano passado, Yvonne deu à luz a um lindo menino." Talvez nunca vamos entender por que tivemos que passar por tantas dificuldades. Gradualmente, o vazio começou a ser preenchido pelas travessuras de seu filho Daniel." Dave e Yvonne vão receber seus diplomas de enfermagem esse ano. "Queremos ajudar outras pessoas que também estão passando por dificuldades."
Curando um Coração Ferido – Há um motivo
Uma vez, certo rapaz clamou ter o coração mais bonito e perfeito. Um homem mais velho o desafiou. A multidão olhou para o coração do homem velho. Estava batendo fortemente, mas era cheio de cicatrizes. Alguns pedaços tinham sido removidos e outros colocados, mas esses não se encaixavam perfeitamente. O homem velho olhou para o homem novo: "Eu nunca trocaria meu coração pelo seu. Cada cicatriz representa uma pessoa a quem dei o meu amor – eu tiro um pedaço e dou para eles. Algumas vezes eles me dão um pedaço de seu coração ferido, o qual coloco perto das bordas recortadas. Quando a pessoa não retorna o meu amor, fica um grande buraco. Esses buracos ficam abertos, lembrando-me de que eu também amo essas pessoas. Talvez algum dia eles vão retornar e preencher esse espaço."

Nunca escolheríamos ter um coração ferido! A agonia e recuperação são quase insuportáveis. Tem Alguém, no entanto, que tinha um coração perfeito e escolheu feri-lo. Medicamente, quando um coração se rompe (quebra), água escorre (João 19:33-34). Jesus experimentou um coração quebrado de todas as formas. Ele entende traição, tentação e perda (Isaías 53:3; Lucas 22:33-34; Mateus 14:10-13). Ele é o nosso Consolador, Conselheiro e Companheiro que enche os espaços vazios de nossos corações.
Deus Me Ajude – Eliminando Medo e Raiva
Todos nós temos um limite diferente onde nossas emoções transbordam e clamamos: "Deus me ajude!" Talvez acabamos de receber resultados desapontantes de um exame médico ou alguma notícia devastadora de um membro da família. Nossas emoções estão uma bagunça! Não sabemos se estamos com raiva, em pânico, com medo, temerosos do futuro... mas sabemos que não podemos continuar em nossa própria força.

Às vezes essas emoções são mais do que podemos aguentar e afetam outras pessoas. Quando fui primeiramente diagnosticado com câncer, tive medo de ficar cego. Até descarreguei raiva nos meus médicos e enfermeiras. Você já percebeu que medo e raiva são semelhantes? Palavras ásperas são trocadas entre indivíduos que temem traição nos seus relacionamentos. Medo em relação a um exame médico gera raiva quando o câncer é confirmado. Não importa nem se a raiva ou medo é claramente justificado... ainda continua a fermentar.

Medo destrutivo (preocupação, pânico, suspeição) é causado por antecipação do desconhecido. Todos nós gostamos de estar em controle de nossas circunstâncias, e não é verdade que frequentemente ficamos com mais raiva ainda quando não podemos ter controle? No entanto, quando comparei a minha capacidade humana tão mínima com a capacidade de Deus, o qual é tão onisciente, todo-poderoso e onipresente, entreguei o meu controle a Ele. De repente, o meu medo e a minha raiva diminuíram (Salmo 131:1-2).

Deus Me Ajude – Encontrando uma Vida que Vale a Pena Viver
Quando você clama: "Deus me ajude", você acredita que existe uma vida mais satisfatória mais adiante? Um relacionamento com um Pai Celestial tão dedicado e amoroso muda a sua maneira de enxergar o mundo de uma perspectiva temporária para uma perspectiva eterna (2 Coríntios 4:17-18). O relacionamento que você passa a ter através do conhecimento pessoal do Filho de Deus, Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador o renova mentalmente e fisicamente.

Você não pode mudar o mundo ao seu redor até que o seu próprio mundo seja diferente. Podemos escolher andar em desobediência aos planos de Deus e continuar vivendo em pecado (Romanos 3:23), ou podemos pedir perdão a Deus e agradecer a Jesus Cristo por sacrificar Sua vida como pagamento pelos nossos pecados.

"E a vós outros também, que outrora éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis" (Colossenses 1:21-22).

Quando aceitamos Jesus como Senhor de nossas vidas, somos nascidos de novo – membros da família de Deus—com a garantia de vida eterna no céu. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Deus Me Ajude – Fazendo a Decisão Certa
Deus quer ajudá-lo (Romanos 5:6-11). Ele o ama tanto que não quer que você passe pelas provas da vida sozinho.

Tudo que você precisa fazer é acreditar. Ore essa oração simples e com sinceridade: "Pai Celestial, acredito que Teu Filho Jesus Cristo morreu na cruz pelos meus pecados e ressuscitou dos mortos. Estou aqui para confessar meus pecados e pedir pelo Teu perdão. Obrigado por me perdoar e me amar. Ajude-me a viver uma vida nova que Te agrada, como uma nova criatura em Cristo Jesus. Dê-me forças para enfrentar as provações da vida, que são mais do que posso aguentar sozinho. Eu preciso de Ti. Em nome de Jesus, amém."

Se você decidiu se tornar um filho de Deus hoje, bem-vindo à família de Deus. Ele nunca vai abandoná-lo. Em Hebreus 13:5, Deus disse: "De maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei."

Agora, como uma forma de crescer mais perto dEle, a Bíblia nos manda complementar o nosso compromisso.

  • Siga o comando de Cristo de ser batizado.
  • Compartilhe com outra pessoa sobre a sua nova fé em Cristo.
  • Passe tempo com Deus diariamente. Não precisa ser um longo período de tempo. Crie o hábito diário de oração e leitura da Bíblia. Peça a Deus que aumente sua fé e seu conhecimento da Sua Palavra.
  • Tenha comunhão com outros crentes. Desenvolva uma amizade com um grupo de amigos crentes que possa responder às suas perguntas e apoiá-lo (a).
  • Encontre uma igreja local onde você possa louvar a Deus.
FONTE DA POSTAGEM  >>> http://www.allaboutgod.com/portuguese/
 

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More