sexta-feira, 16 de setembro de 2011

F.C.Barcelona foi fundado por um Cristão

fc-barcelona-180x180O famoso clube Barcelona e um dos maiores na história do futebol mundial, foi fundado pelo um suíço cristão protestante ‘JoanGamper’, que juntamente com seus colegas na mesma condição de crença resolveram criar um clube para praticar o desporto, pois os Catalãs de sua época discriminavam os estrangeiros protestantes, por este motivo eles não teriam apoio para encontrar um lugar onde pudessem jogar.

No ano de 1898, Joan Gamper mudou-se para Barcelona a procura de trabalho, onde começou uma carreira como repórter desportivo para dois jornais suíços e logo começou a frequentar a Comunidade Evangélica da Suíça que se reunia juntamente com a Igreja Evangélica Luterana. Nesse tempo ele conheceu um grupo de jovens moradores do bairro de Sant Gervazi, que gostavam de jogar futebol na rua e entre os colegas da igreja Metodista, e descobriu junto aos irmãos Witty e Parsons a oportunidade de parceiros para jogar uma partida – o que faziam todas as noites, depois do horário de expediente.
Durante sua permanecia de um ano em Barcelona, as noites de partidas de futebol foram frequentes na sua rotina, até que ele retornou à Suíça, levando com ele 36 jovens irmãos da mesma fé com o objetivo de formarem um clube de futebol. O trampolim para o salto que juntos dariam foi o ginásio Soler, onde se encontravam para a prática dos mais diversos desportos. Não demorou muito, para que a disposição dos rapazes cristãos os levasse a tornar real o sonho planeado junto, então nasceu o clube Barcelona, que recebeu o nome em homenagem a cidade onde tudo começou.
fundador-cristao-barcelona-joan-gamperJoan Gamper nasceu em 22 de novembro de 1877 – Winterthur, Suíça – e perdeu a mãe no parto de sua irmã Fritz, ainda quando ele era apenas uma criança, foi quando seu pai – Augusto Gamper – resolveu tornar com os filhos para Zurique cidade de onde vieram. Quando jovem, talvez pela falta de uma estabilidade familiar, Joan encontrou no desporto uma forma de amenizar esta falta. No final do século XIX ele se mostrou um excelente desportista e recebeu uma espécie de graduação desportista da época, que era um pequeno chapéu. Dentre os vários desportos que Gamper praticou, o que mais gostava sempre foi o futebol, o que é nítido perceber ao analisar sua história, pois foi onde mais se destacou durante toda sua jornada.
Crd:gospelmais

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More